DOIS DIAS NA CIDADE DO PANAMÁ
Infelizmente, eu só tive dois dias na Cidade do Panamá, mas gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência, afinal, eu AMEI!
Se você estiver voando Copa Airlines, necessariamente, você fará conexão na Cidade do Panamá, que merece a parada e a visita!
Ao mesmo tempo histórica e moderna, a capital do Panamá surpreende e agrada.
Eu estava viajando sozinha, mas não desperdicei a oportunidade de conhecer o Panamá e me senti segura o tempo todo, portanto, mulheres que viajam sozinhas: Não se preocupem, o Panamá é um excelente destino para as desacompanhadas!
CASCO VIEJO ou CASCO ANTÍGUO
Escolhi me hospedar no histórico bairro de Casco Viejo ou Casco Antíguo – considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO – que é a área mais charmosa da cidade, com belos casarões, ruas de pedras, bons restaurantes, museus, praças e igrejas.
Caminhe bastante pelo bairro, é uma área segura! Entre nas lojinhas – os souvenirs panamenhos são lindos – e não deixe de conhecer os seguintes lugares: Catedral Metropolitana, Palacio de las Garzas (palácio do governo), Igreja e Convento de São Francisco de Assis, ruínas do convento de Santo Domingo, Palácio Municipal, Palácio Nacional, Teatro Nacional do Panamá, Museu do Canal do Panamá, Palácio Bolívar, Casa Góngora, Plaza Bolívar, Plaza Herrera, Plaza de Francía e de la independencia.
Pontos que me chamaram atenção:
Plaza de la independencia ou Plaza Mayor: Ela fica bem na área central do centro histórico, é rodeada por prédios históricos como a catedral, palácio municipal, museu do canal do Panamá e o museu da história do Panamá.
Plaza Francia: É uma praça em homenagem aos franceses, que iniciaram a construção do Canal do Panamá.
Paseo de las Veraneras: Eu amei esse lugar! É uma feirinha ocalizada à beira mar, com muitas árevores e flores, cheia de barraquinhas de artesanatos e com uma vista fabulosa do skyline da cidade. Imperdível!
SOFITEL LEGEND CASCO VIEJO
Escolhi me hospedar no icônico Sofitel Legend Casco Viejo, que aliás, eu recomendo demais. Esse hotel merece a visita e tem um excelente custo x benefício.
O hotel é tão incrível que merece e terá um post só dele, contando toda a minha experiência, mas vou fazer um pequeno resumo de como vale a pena, a iniciar pela sua localização perfeita, em pleno Casco Viejo, ao lado do Paseo de las Veraneras.
O prédio é reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Antigamente, era o emblemático Club Unión de Panamá, sendo visitado por vários personagens ilustres, como Albert Einstein e a Rainha Elizabeth.
No hotel, você encontrará o maravilhoso Restaurante Caleta, o Bar Mayda, o rooftop Ammi, com uma incrível vista do skyline da Cidade do Panamá, o Café Vera e o excelente Sofitel Spa.
Os quartos são extremamente espaços e todas as vistas são lindas, seja para o skyline da cidade do Panamá, para a ponte das Américas ou para a piscina do hotel.
Dica: Todos os dias, às 17h, os hóspedes poderão fazer um tour guiado pelo hotel e às 18h, tem apresentação de dança típica pelo lobby do hotel.
CENTRAL HOTEL PANAMA CASCO VIEJO
Outro hotel incrível em Casco Viejo é o Central Hotel, que também é 5 estrelas.
O hotel tem excelente localização, no coração do centrinho antigo e você também terá uma experiência imersiva na história e cultura da Cidade do Panamá, além de serviços exclusivos.
THE WESTIN PANAMA
Se os seus planos forem se hospedar na área moderna da cidade, sem dúvidas, a melhor indicação seria o The Westin, localizado próximo a centros empresariais e corporativos, mas atende bem os turistas que queiram explorar a cidade.
CANAL DO PANAMÁ
Realmente imperdível, você não poderá deixar de conhecer essa grande obra construída!
O Canal do Panamá interliga dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico, e possui 81km de extensão; Ele possui 3 eclusas e todas são abertas para visitação: Miraflores, Gatún, do lado do oceano Atlântico e Pedro Miguel, do lado do Oceano Pacífico.
O custo médio da passagem dos navios é de cerca de 150 mil dólares e, apesar do alto valor, gera uma grande economia para os navios, que conseguem cortar o caminho pelo canal.
Eu visitei a Eclusa de Miraflores, a mais relevante para os turistas e demanda, pelo menos, 2 horas para o passeio, mas o ideal são 3h. O ideal é se programar para assistir a passagem dos navios às 15h.
No centro de visitantes, há também um mini cinema, para assistir um filme sobre a história e a evolução da construção dessa incrível obra da engenharia.
Eu fiquei impressionada com o canal, é um lugar único e que impressiona. Nós assistimos à passagem do quarto andar e o espaço fica um pouco bagunçado e cheio de pessoas.
Conforme os barcos vão passando, toda a tripulação fica na parte aberta do navio, acenando para os visitantes e essa energia é incrível.
Fiquei pensando em cada vida que estava lá; De onde são? Para onde vão? Há quanto tempo estavam embarcados? Como a família lida com a distância? Será que depois eles tem bastante folga em terra firme, para compensar?!
Eu cheguei no Canal do Panamá de uber, mas também é possível ir de ônibus, que sai da estação Albrook, um shopping gigante.
PASSEIOS
Escala na Cidade do Panamá? Faça um tour privado saindo do aeroporto.
Tour pela Cidade do Panamá + Panamá
Tour noturno pela Cidade do Panamá