Ninguém merece aguardar a mala chegar na esteira e ser surpreendido com sua bagagem danificada e desejamos que ela sempre chegue nas mesmas condições que foi despachada, mas saiba o que fazer caso sua bagagem for danificada.
Antes de mais nada, recomendamos fortemente a contratação de seguro viagem, com cobertura para bagagem danificada e você poderá acioná-lo. Dessa forma, você poderá ser indenizado pelo seguro e também pela cia aérea responsável por sua bagagem.
Ainda na área de retirada das bagagens, você deverá procurar a Cia aérea que estiver viajando e formalizar a sua reclamação por meio de um Relatório de Irregularidade de Bagagem (PIR ou RIB), que deverá ser preenchido imediatamente.
Além disso, você terá 7 dias para realizar uma reclamação por escrito à cia aérea, que se aceitar a sua reclamação, poderá pagar pelo reparo de sua bagagem ou fornecer uma bagagem de reposição.
Caso a cia aérea não solucione o seu problema, recomendo abrir uma reclamação no consumidor.gov. Caso nem assim, seja solucionado e esgotadas todas as formas de contato com a cia aérea, entre em contato com a Bettina, que é Advogada Especialista em Direito do Viajante e poderá te auxiliar juridicamente, pelo e-mail: [email protected].