Maceió é uma das cidades mais visitadas do Brasil, por conta das belas praias. É a capital com a cor do mar mais bonita!
Eu já tive a oportunidade de morar na capital alagoana por três anos, então tenho excelentes dicas para compartilhar com vocês…
SOBRE MACEIÓ
A área turística da capital de Alagoas é composta por 3 bairros: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – onde eu morava – que são interligados por toda a orla.
Se você me perguntar qual deles escolher, a resposta seria qualquer um! Eu sou suspeita, prefiro a Jatiúca, que é onde eu morei, mas vocês terão uma excelente estada em qualquer um dos 3 bairros. É nessa região que tudo acontece!
MACEIÓ É UMA CIDADE PERIGOSA?
Em que pese, Maceió esteja no rol das cidades com mais alto índice de criminalidade do Brasil, a área da orla, região turística da cidade é extremamente segura.
Eu vivia pela orla e caminhando pelos bairros sozinha e NUNCA vi um assalto ou senti medo, pelo contrário, eu sempre me senti segura por toda a cidade baixa.
Se você permanecer pelos 3 bairros turísticos: Pajuçara, Ponta Verde e/ou Jatiúca, você não terá nenhum problema relacionado à segurança.
QUANTOS DIAS FICAR EM MACEIÓ?
Olha, tudo depende do seu planejamento e se você também incluir o litoral norte em sua viagem.
De toda forma, acredito que pelo menos 5 dias inteiros na capital alagoana são essenciais para conhecer a cidade.
HOSPEDAGEM
A hotelaria da cidade é bastante diversificada e atende a todos os bolsos e perfis.
Se eu quisesse me hospedar pagando pouco, eu escolheria o Flix Hotel (reserve aqui), mas pelo seguinte motivo: Ele fica na Jatiúca e é muito próximo do JTR, o prédio que eu morava na cidade, então, faria todo o sentido para minha nostalgia!
Os hotéis Ibis, Ibis Styles, Ibis Budget e Mercure, todos na Pajuçara, seriam boas opções econômicas.
O Maceió Mar, o Hotel Ponta Verde e o Maceió Atlantic Suítes seriam boas opções intermediárias.
Para os mais exigentes, recomendo o Jatiúca Resort, Flor de Lis Exclusive e o Ritz Lagoa da Anta, nesta ordem.
O Jatiúca Resort é o meu hotel favorito. Lindo, completo, com duas áreas diferentes de piscinas, beira mar, com recreação para as crianças, excelentes restaurantes e a localização perfeita: Bem na orla, no final da Jatiúca, esse sempre será o meu eleito.
Uma dica: Quem quiser se hospedar no complexo, mas gastar menos, poderá reservar o Jatiúca Resort by Slaviero, que tem quartos mais antigos e é mais distante das piscinas, porém fica dentro do complexo e o custo das diárias é menor e super compensa! Na maioria das vezes, eu me hospedava no Slaviero, para economizar.
Se você ficou com vontade de conhecer o Jatiúca Resort, mas não consegue se hospedar nem no próprio hotel, nem no Slaviero, o hotel permite que não hóspedes façam day use durante a baixa temporada e vale muito a pena!
O Flor de Lis Exclusive é um hotel butique, pequeno, localizado na Garça Torta, mais distante da cidade, pé na areia e esta é a melhor opção se você quiser relaxar, descansar e aproveitar a própria estrutura do hotel.
Eu nunca me hospedei, mas tenho um carinho enorme por este hotel, afinal foi o eleito para o meu jantar de casamento. Tenho vontade de voltar para me hospedar. Ele é romântico e o restaurante é delicioso. A escolha ideal para uma viagem em casal.
O Ritz Lagoa da Anta fica bem em frente ao Slaviero by Jatiúca Resort e também é uma excelente opção para os mais exigentes. O melhor spa da cidade fica lá: O Zena Spa. Recomendo muito!
MELHORES PRAIAS
Entre as praias da cidade, a minha eleita é a da Pajuçara. Nela é possível tomar uma jangada até as piscinas naturais, durante a maré baixa e é um passeio bem gostoso.
Saindo um pouco da cidade, no litoral norte, recomendo a Praia de Ipioca, onde fica o Beach Club Hibiscus, o meu favorito.
A Praia de Paripueira é uma ótima opção também e o beach club que recomendo por lá é o Mar & Cia. Se quiser andar um pouco mais, passe o dia no Capitão Nikolas, em Carro Quebrado.
Para o sul, a Praia do Francês ou a Praia do Gunga são excelentes pedidas. O beach Club que recomendo é o Praêro Beach Bar, em Barra de São Miguel, a riviera frequentada pelos alagoanos. Se quiser andar um pouco mais, poderá passar o dia em Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia/AL.
MELHORES RESTAURANTES
Maceió tem restaurantes incríveis, vou listar os meus favoritos:
Maria Antonieta, na Jatiúca é o meu preferido;
Basílico é o melhor italiano, a chef Lory é italiana;
Imperador dos Camarões é a melhor opção de frutos do mar;
Akuaba é a melhor opção para comer um peixinho ou um acarajé;
O Vení tem a melhor parrilha da cidade;
Janga é uma boa opção,
Wanchako é um peruano famoso.
Divina Gula tem um ambiente bem agradável para happy hour.
Meus cafés favoritos são Ruca e Le brulé, ambos na Ponta Verde.
PASSEIOS
Excursão privada para a Barra de São Miguel, Praia do Gunga e Praia do Francês.
Excursão privada à São Miguel dos Milagres.
Excursão privada ao Mirante da Sereia, Praia de Ipioca e Praia de Paripueira